O município de Paipa está localizado 36 km de Tunja, capital do estado de Boyacá, e está a 2.577 acima do nível do mar. Sua temperatura media é de 14°C e se encontra rodeado de majestosas e verdes colinas, com um clima frio e seco.

Foi povoada por indígenas "Muiscas" antes da conquista espanhola, em 1568, quando desbravaram as fontes de águas termo minerais.

Paipa é conhecida pela sua vocação turística por excelência, muito visitada por suas águas termo minerais, as quais se atribuem benefícios terapêuticos. Seu clima, a beleza de suas paisagens, sua comida regional como as "almojabanas", o "pan de yuca" e os biscoitos das avós boyacenses, o variado e colorido artesanato, atraem a turistas nacionais e internacionais.
   

 

















Locais turísticos

Lago Sochagota: Cenário de práticas e campeonatos de esportes náuticos como o water Sky, canoagem, passeios de barco, ciclismo aquático e pesca, rico em variedades de carpa.

Concha Acústica: Na concha acústica ao ar livre é celebrado o concurso Nacional de Bandas Musicais Municipais e demais eventos esportivos, civis e culturais.

Catedral: La iglesia principal posee valiosas obras de arte de estilo colonial y es uno de los templos más hermosos en su género.

Rota Ranchería-Chorro Blanco: Fazenda e reserva natural localizada a 13 km de Paipa. Possui uma extensão de 800 hectares de onde provem a água que supre o sistema de aqueduto da cidade. Há várias trilhas que atravessam sua extensão. Um dos percursos mais procurados é a trilha que segue o leito do riacho Chorro Blanco, com sua charmosa cachoeira de 10m de altura.

Rota Páramo-Cerro de la Muela: Palermo está localizado ao norte do município, pequeno povoado no qual habita uma comunidade orgulhosa da paisagem que os rodeia. A 38 km do centro urbano de Paipa, podem-se observar numerosos grupos de Robles e a fauna e flora nativa.

Hacienda Del Salitre: É uma grandiosa casa colonial, também conhecida como Casona Del Salitre, jóia da arquitetura do século XVII, possui uma charmosa capela, praça para touradas e pitorescos balcões; hoje adequada como um elegante hotel.

Fontes termo minerais: Parque Aquático com piscinas públicas e Centro Terapêutico.

Monumento ao Pântano de Vargas: A 7 km do centro urbano. Ali se realizou a batalha do 25 de Julho de 1819, crucial para a independência da Colômbia. Ergueu-se um Monumento Comemorativo, obra do escultor Rodrigo Arenas Betancurt.

Aeroporto Juan Jose Rondon: Paipa é a vitrine e plataforma turística do Estado de Boyacá, mostra de um povo que lutou pela liberdade. Cultural, divertida, recreativa, artística e colonial; uma cidade Colombiana onde o melhor sempre está por se conhecer. Encantadora.